Os métodos de tratamento dos arquivos Mp3, FLAC e Wav pode-se dividir de maneira convencional em 2 tipos: perturbantes e não perturbantes. Os métodos de tratamento perturbantes mudam a correlação original das amplitudes do seu nível e da sua frequência, e os métodos de tratamento não perturbantes mudam o nível de todas as amplitudes da mesma maneira ou deixam sem alterações o nível de todas as amplitudes e das frequências do som.
O método de tratamento perturbante mais usado consiste na aplicação do equalizador, e o método de tratamento perturbante mais usado consiste na aplicação do normalizador. Este artigo é dedicado ao normalizador.
A essência da normalização consiste na mudança do sinal sonoro inicial, continuando a forma a ser a mesma.
Podemos ouvir isso em forma da mudança da força do som e do volume.
A mudança do som é acompanhada pela mudança da banda dinâmica, isto é, da correlação entre o valor mais alto e o mais baixo do sinal sonoro.
À medida do aumento do volume aumenta a banda dinâmica.
No caso do aperto e da redução da banda dinâmica e do volume a música soa de maneira igual e monótona, sendo o volume quase sempre o mesmo, e sendo a música enfadonha, inexpressiva, mais simples, desaparecendo expressão, dinamismo e o sentido da expressão.
Naturalmente, pode-se usar a manivela ou o botão do volume para simplesmente aumentar o volume sem usar o normalizador, mas quando trata-se não de uma composição, mas sim de uma série das composições ou das canções, isso é uma desvantagem. Cada composição tem o próprio volume, banda dinâmica e nível médio do volume.
Quando todas as canções ou todas as composições musicais têm o mesmo estilo ou o mesmo género, pode-se limitar, como regra, com a normalização do pico. A normalização do pico para um grupo das composições é fixa para cada composição o seu volume e a sua banda dinâmica ao mesmo nível de forma a garantir a cada grupo a mesma banda dinâmica ou o mesmo volume.
Quando todas as canções ou composições musicais têm estilos e géneros diferentes, como regra, é usada a normalização segundo o nível médio. A normalização segundo o nível médio para o grupo das composições fixa o volume ou a banda dinâmica com nível diferente para cada composição dependentemente do valor médio desta composição, criando a sensação do mesmo volume à medida da passagem de uma canção ou composição à outra para todo o grupo das composições.
Analisemos a normalização do som relativamente ao programa Sound Normalizer.
Diferentemente aos redatores do tipo "Sound Forge" que ao exercer a função da normalização dos arquivos Mp3 antes convertem este arquivo Mp3 no arquivo Way, normalizando depois este arquivo Way, e realizando em seguida a conversão deste arquivo Way no Mp3, o Sound Normalizer realiza a normalização dos arquivos Mp3 sem limitação ou transformação, alterando simplesmente a informação de serviço em cada frame do arquivo Mp3.
Assim mesmo, diferentemente aos players do tipo "foobar 2000" que normalizam os arquivos Mp3 usando tags sem perturbar qualquer frame do arquivo Mp3, Sound Normalizer não usa tags para normalização, garantindo-se a escuta do Mp3ов nos players "de ferro" com memória flash. Além disso, Sound Normalizer realiza testes e normalização de cada canal em separado, permitindo durante a normalização equilibrar automaticamente o nível do volume em cada canal da mesma maneira e melhorando o equilibro estéreo e o efeito etéreo.
Antes de passar à normalização terá que abrir o arquivo.
O programa tem 2 modos: o isolado e o de lote.
Regime isolado
Modo de lote
Operando no modo isolado para abrir o arquivo execute o comando “Abrir”.
Para passar ao regime de lote terá que executar o comando ”Processador de Lote”.
No processador de lote pode-se abrir arquivos, usando três modos:
Adicionar
Ao executar o comando “Adicionar Arquivos” pode selecionar Mp3, FLAC ou arquivo Way ou arquivos;
Ao executar o comando “Adicionar Pasta” pode selecionar todos os arquivos Mp3, FLAC ou Way que estão nesta pasta;
Ao executar o comando “Adicionar Pastas” pode selecionar todos os arquivos Mp3, FLAC ou Way que estão nesta pasta e em todas as sub-pastas da respetiva pasta.
O programa para os arquivos Mp3 prevê a normalização segundo o nível médio, determinando vários recorte. Considerando que depois da compressão acontece que o nível do som está próximo ao nível do pico ou excede este para os arquivos Mp3, a normalização do pico para arquivos Mp3 apenas não se vê razoável.
A melhor opção será a combinação da normalização segundo o nível médio com a normalização do pico, evitando-se desta forma os recorte do sinal sonoro.
Os recorte do sinal sonoro aparecem no arquivo Mp3е no caso da transformação do arquivo Way com o nível do pico que excede 90%, por isso, antes de transformar o arquivo Way no Mp3 terá que efetuar a normalização do pico do arquivo Way com o nível que não excede 90%.
Os recorte do sinal sonoro têm também o nome clipping, o que significa a distorção do sinal sonoro em forma de "chiado" e "estrondo".
Escute e analise o mesmo sinal sonoro sem recorte e com recorte.
Sem recorte
Ouça e compare o áudio não recortado "NoClipping.mp3" com o áudio recortado "Clipping.mp3"
Sem recorte
Com recorte
Sound Normalizer
Com recorte
Ouça e compare o áudio recortado "Clipping.mp3" com o áudio não recortado "NoClipping.mp3"
Com recorte
Sem recorte
Sound Normalizer
Para os arquivos Mp3, FLAC e Wav, operando no modo de lote antes da normalização segundo o nível médio é razoável realizar a verificação e definir o nível máximo recomendado da normalização sem recorte.
Verificação
O nível máximo recomendado da normalização sem recorte é o nível ideal da normalização, eliminando os recorte e garantindo a melhor qualidade possível do som.
No modo de paquete o nível máximo recomendado da normalização de paquete da lista para o tratamento sem recorte é o nível ideal da normalização, eliminando os recorte e garantindo a melhor qualidade possível do som calculado para a lista atualizada para o tratamento.
Verificação de Lote
O modo de paquete tem o comando ”Normalizar cada um arquivo segundo o nível máximo sem os recorte” é o comando para a realização da normalização de pico segundo o nível máximo para os arquivos Mp3.
O nível da normalização no modo de paquete para os arquivos Way no programa Sound Normalizer é representado em por cento (unidades relativas). É porque os arquivos Way podem ter o número diferentes dos bits nas contagens (8, 16, 20, 24, 32) às quais, por conseguinte, correspondem bandas diferentes do volume em decibéis (unidades absolutas).
O nível da normalização para os arquivos Mp3 no programa Sound Normalizer é representado em por cento em relação ao valor de 89 dB e em decibéis (dB). Portanto, 89 dB correspondem a 100%. 89 dB é o nível do volume sem recorte determinado de forma experimental para a maioria dos arquivos Mp3 o nível do volume, que ainda não estão disponíveis os recorte.
Redução da dimensão de Mp3, Wav e FLAC o dos arquivos
Se precisa de reduzir a qualidade e a dimensão do arquivo Mp3 terá que usar o transformador ou o convertedor do mp3 no mp3.
Sound Normalizer inclui o transformador ou o convertedor do mp3 no mp3, mantendo-se tags iniciais de ID3 v1 e v2 (Artista/Título/Género, etc.).
É de ressaltar que o aumento da velocidade da corrente ou do bitrate do arquivo Mp3 não garante o aumento da qualidade do som deste arquivo.
Tendo passado no regime de lote, como se vê na figura em baixo, vai aparecer a coluna "Tamanho Estimado". Esta dimensão vai se renovar cada vez quando, ao ajustar o gerador do código (botão "Imposiçãos...", Formato de saída do "MP3" no anexo "Conversão de Lote") apertar o botão "Aplicar" ou "Bem".
Tamanho Estimado
Para reduzir a dimensão do arquivo Mp3 é melhor reduzir a velocidade da corrente ou o bitrate. Neste caso tem três opções do modo da compressão dos dados da corrente:
1. Com velocidade constante da corrente (em inglês, Constant bitrate, CBR);
2. Com velocidade variável da corrente (em inglês, Variable bitrate, VBR);
3. Com velocidade média da corrente (em inglês, Average bitrate, ABR).
O modo CBR vai garantir a dimensão predicável e menor possível do arquivo Mp3.
O modo VBR vai garantir o valor impredicável da redução do arquivo Mp3.
O modo ABR vai garantir o valor da redução do arquivo Mp3 que pode ser prognosticada com maior precisão (comparando com VBR) precisão.
Se precisar de manter a qualidade e reduzir a dimensão do arquivo Way, será melhor usar o transformador ou o convertedor do Wav no FLAC. A default os parâmetros do dispositivo de codificação FLAC são ajustados para garantir a melhor correlação entre a velocidade e o nível da compressão da maioria dos tipos dos arquivos de entrada. Não obstante, tem que se tomar em consideração que a maioria dos parâmetros do dispositivo de codificação FLAC trata o som proveniente dos CD discos de áudio (quer dizer, 44.1 kHz, 2 canais, 16 bits). Graças aos algoritmos simples da descompressão a velocidade da descodificação do FLAC excede a velocidade da codificação. Além disso o dispositivo de codificação FLAC tem o suporte de hardware, sendo por isso o codec mais eficiente por não carregar demais o processador central. Depois de ter transferir o som no arquivo do formato FLAC poderá reduzir através do programa Sound Normalizer a dimensão do arquivo .flac, como mínimo, a 10%. Para этого terá que abrir o arquivo .flac e reduzir o nível da normalização deste arquivo, considerando que a redução do nível da normalização a 1% reduz a dimensão do arquivo .flac, como mínimo, a 0.2%.
Conclusões
A normalização é o tipo do tratamento não perturbante.
A normalização é acompanhada pela alteração do volume ou da banda dinâmica, quer dizer, neste caso muda a correlação entre o valor mais alto e o valor mais baixo do sinal sonoro.
A normalização permite melhorar a qualidade: para Wav, FLAC o arquivos isto significa o aumento da banda dinâmica, e para arquivos Mp3 – a eliminação dos recorte.
Ao começar a realizar a normalização dos arquivos Mp3, FLAC e Wav, é preciso ter em conta que existem dois tipos da normalização:
Normalização do pico;
Normalização segundo o nível médio.
É preciso saber que existem 2 modos da normalização:
Isolado;
De Lote.
O modo de lote da normalização trata a respetiva lista, permitindo equilibrar o volume destinado para o grupo das composições. Se no grupo das composições todas as canções são do mesmo género ou estilo da música, normalmente, basta realizar a normalização de pico.
Se o grupo das composições tem canções que pertencem aos géneros diferentes, normalmente, é necessário aplicar a normalização segundo o nível médio.
Para arquivos Mp3 é necessário aplicar a normalização segundo o nível médio, pois o nível do volume destes, como regra, equivale ou excede o máximo, provocando recorte. Além disso, devido à dimensão pequena o disco ou a memória flash têm muitos arquivos Mp3 pertencentes aos géneros diferentes da música. Por isso para arquivos Mp3 será ideal aplicar a normalização segundo o nível médio em conjunto com a normalização do pico, evitando desta forma recorte do sinal sonoro e permitindo obter a qualidade máxima.